4 de dezembro de 2011

Escalando no Pico do yayu




O Pico do Yayu, ou Pedra do Yayu, localiza-se a 10 km da cidade de Santa Luzia, com uma altitude de 606 m e com coordenadas (6° 56' 11.94" S  36° 59' 16.97" W ) O pico é exce­lente para a prática de escalada e rapel, com uma belíssima paisagem para contemplação. O por do sol no alto do Yayú apre­senta beleza única.

 
Já a Serra do Yayu, fica distante 14 quilômetros de Santa Luzia, apresenta diferentes formas até ser alcançada, dependendo do ângulo em que é observada. Em determinado momento, lembra o Pão de Açúcar, do Rio de Janeiro. Localizada a 300 metros de altitude do nível do mar, é um convite natural à escalada. Uma boa dica é iniciar a subida por volta das 15 horas para chegar a tempo de ver o pôr-do-sol lá do alto. A experiência é inesquecível. Quem não se incomodar de descer à noite, pode demorar um pouco mais no pico da serra e, com um pouco de sorte, ter a lua à disposição em um cenário magnífico. Depois, é só fazer rapel. Para as pessoas que não querem se submeter a riscos desnecessários, o apoio de equipes experientes na prática deste tipo de esporte é imprescindível. Qualquer vacilo, será fatal. O uso de protetor solar, além de roupas e calçados adequados para andar no solo seco e, em alguns trechos, pedregoso e espinhoso, também é obrigatório para evitar arranhões.

O paraibano Wolgrand Falcão e o carioca Gustavo Silvano instalaram grampos para facilitar a abertura de vias que irão facilitar a exploração de áreas de relevos rochosos por grupos de escalada. O pico do Yayu demonstra ter muito potencial para a prática de montanhismo, pois possui fendas naturais e inclinações verticais muito atrativas.
Wolgrand Falcão (paraibano) que escalou o Pico revelou deixou o local apto a visitação de outras equipes, montar infraestrutura com a fixação de 13 grampos fixos. Segundo o atleta carioca Gustavo Silvano que esalou o pico como o paraíbano diz: "as melhores escaladas da Paraíba estão no Sertão." 
Fotos e vídeos da expedição no Pico do Yayu foram produzidas em João Pessoa, na Estação Ciência, e no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna.

 


 
 Wolgrand Falcão e o carioca Gustavo Silvano


Além de divulgar o potencial da região, a experiência servirá para elaborar uma espécie de relatório que irá ser utilizada como manual de orientação para os escaladores que desejem conhecer e explorar o pico. As informações serão encaminhadas ao Clube de Montanhismo Paraibano para elaboração de um manual.


 Curiosidade!

O nome da Serra do Yayu tem origem em uma história que atravessa gerações em Santa Luzia. Contam os mais velhos que uma índia perseguida por um morador local, Teodósio Oliveira Ledo, procurou refúgio na serra. Encontrada, ela foi açoitada até a morte. Antes de morrer, teria gritado a expressão Yayu, que possui significados divergentes entre os historiadores. Alguns traduzem a expressão como "Ali, Deus" e outros como "Morro Espinhoso".

Fontes: 

http://praibasimsenhor.blogspot.com/2009/01/pico-yay.html
http://www.santaluzia.pb.gov.br/index.php?pg=noticias&id=89

Nenhum comentário:

Postar um comentário